Início do Conteúdo

CPI do descarte irregular será instalada nessa quinta-feira (12)

Cronograma de atividades será apresentado
Câmara ativa
Presidente da Câmara

A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o descarte irregular do lixo em Ribeirão Preto será instalada nessa quinta-feira, às 16 horas, na Sala de Comissões da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

De acordo com o presidente da CPI, vereador Isaac Antunes (PL), a primeira sessão também deve apresentar um cronograma de atividades, incluindo oitivas que deverão ser realizadas ainda em dezembro.

Para o parlamentar, é importante que o Legislativo dê uma resposta rápida à população mediante o número de denúncias que foram feitas após o flagrante realizado no dia 03 de dezembro, em que funcionários da empresa Estre Ambiental foram vistos jogando entulho em um terreno público, na Rua Japurá, altura do número 1481, no bairro Ipiranga. 

No mesmo dia em que o caso ganhou repercussão, Antunes protocolou o pedido com a abertura da Comissão de Inquérito e foi prontamente atendido pelo colegiado, recebendo mais do que o número suficiente de assinaturas. 

Desde então, de acordo com o presidente, muitas pessoas têm usado vários canais de comunicação para encaminhar vídeos e fotos de mais irregularidades.

“É impressionante o quanto temos recebido de denúncias. Nada mais sensato do que prontamente apurar todas para aprofundar o tema pela CPI” – comentou Isaac.

Os demais membros da CPI também já estão definidos, mas ainda não foram divulgados. Eles serão anunciados na sessão de instalação.   

 

CPI já tem alvos definidos para oitivas

 

De acordo com o presidente Isaac Antunes, a CPI já definiu que vai convocar primeiramente os diretores da empresa Estre Ambiental, responsável pelo serviço. 

Documentos também serão pedidos à Prefeitura Municipal. Um requerimento solicitando informações junto da Secretaria de Infraestrutura, responsável pelo contrato com a Estre, foi protocolado. Nele o vereador quer saber, por exemplo, o itinerário de todos os caminhões da empresa nos últimos 30 dias, rastreamento por geolocalização de cada veículo que esteve empenhado na coleta de resíduos e a relação de todos os relatórios feitos pelos fiscais do contrato com a empresa nos últimos dois anos.

Isaac ainda anexou as fotos, vídeos e depoimentos recebidos ao documento.